A Caçada

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Discussão em Hebreus 6.4-6

O texto de Hebreus 4.4-6 esboça uma grande discussão acirrada de calvinistas e arminianos por muito tempo.
Os arminianos aproveitam este texto para mostra que alguém que um dia foi crente pode tornar a cair de uma maneira que não tenha mais solução. De outro lado os calvinistas dizem que é impossível que isso aconteça, ou seja, um crente cair da fé.
David H. Stern em seu livro Comentário Judaico do Novo Testamento argumenta que na realidade os calvinistas e arminianos perderam o foco de procurarem entender o que o autor esta querendo dizer para poder defenderem sua própria visão. Para ele o foco do autor é que essas pessoas uma vez aceitaram o sacrifico de Cristo agora estão recusando e voltando a praticar os sacrifícios propostos em levíticos.
Estas pessoas sabem que foi Jesus, pois foram iluminadas e de acordo com a interpretação dele receberam o perdão de Deus e receberam o Espírito Santo e chegaram a provar do poder e então recusando o sacrifício de Cristo voltaram a praticar o sacrifico de animais e por isso desonraram a Cristo publicamente.
Donald Guthrie em seu comentário sobre Hebreus diz: o versículo 4 fala que eles foram iluminados, esta iluminação é fruto de uma idéia no Novo Testamento que a revelação da mensagem de Deus ao homem, devido a declaração de Jesus em ser a luz do mundo (João 8.12). Há intérpretes que entendem que o “serem iluminados” se refere ao batismo, porém outros escritores mesmo os patrísticos entendem que é no sentido de experimentar a benção. Provar do dom celestial mostra com maior clareza que não apenas conheceram, mas sim que puderam gozar do dom celestial, mas a referência a dom celestial é somente feita esta vez no Novo Testamento todas as coisas falam do dom de Deus referente a graça da salvação, mas esta palavra dom apesar de deixar claro que não é de cunho humano deve-se entender que é de dons espirituais do Novo Testamento.
A outra frase importante é tornaram participantes do Espírito Santo a palavra participantes faz referente a companheiros, ou seja, mostra que não é simplesmente alguém que teve um conhecimento superficial do cristianismo e por isso intensifica a idéia que se harmoniza com o dom do Espírito. Provaram a boa palavra de Deus mostra um aspecto de experiência cristã e a importância que o autor da nessa passagem. Na expressão caíram mostra a apostasia em relação a iluminação que tiveram e a participação.
De novo estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus isso mostra que de maneira nenhuma haja recuperação da apostasia como se fosse uma nova crucificação essa foi à maneira que o autor melhor encontrou para enfatizar o ocorrido, o autor de hebreus possa pensar que estes apóstatas são mais culpados do que aqueles que gritaram para crucificar a Jesus e ainda expuseram Cristo publicamente para vergonha.
Então Guthrie levanta quatro hipóteses: a primeira é a de Calvino que Deus vigia seus eleitos e que assim Deus os provou e eles não corresponderam a ela; a segunda é que qualquer crente pode apostatar da fé, mas assim a garantia da fé fica abalada; a terceira posição é que não há nenhuma indicação que os leitores tenham cometido essa apostasia, por isso se tratando de uma possibilidade hipotética caso viesse acontecer, mas a passagem não deixa bem clara essa idéia e a quarta é a impossibilidade de restaurar transgressores a uma nova condição de arrependimento.
Ao observar essa apresentação penso que independente de quem seja entre gentios ou judeus o importante é que ambos tiveram um contato grande com a comunidade cristã e aceitaram os ensinamentos de Jesus e assim gozaram do batismo e até chegaram a experimentar de alguma manifestação do Espírito Santo, no entanto, entendo que estas pessoas não foram regeneradas completamente por Cristo e por causa disso caíram e expuseram Cristo à ignomínia e mediante a isso não podem mais serem reconstituídos.
Se caso estes tivessem sido realmente regenerados por Cristo e assim nunca teriam feito o que fizeram, mas a questão então se torna da maneira de como eles gozaram então de uma ação do dom que o Espírito Santo dá para isso é simples quando nos recorremos aos católicos renovados que cremos que a crença deles não está correta e mesmo assim há pessoas que falam em línguas e outros dons, mas nem por isso são de fato cristãs como entendemos.
Outro fato claro é que aqueles que são alcançados verdadeiramente por Cristo e gozam de uma regeneração este produzem boas obras, ou seja, as boas obras são reflexos de sua conversão e o que estes fizeram quando negaram a Cristo e apostataram da fé evidencia a sua verdadeira realidade espiritual sobre a conversão que não houve.

Nenhum comentário: