A Caçada

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Considerações sobre a Providencia Divina

LUCAS HERCULIANI AMARAL Nº4 3º ANO
Eu, Lucas Herculiani Amaral declaro ter efetuado as leituras das páginas 81-94; 261-318 conforme propostas que abrange o capítulo 4 e o 10 do livro A Providência.
CAMPOS, Heber Carlos de. A providência e sua realização histórica. São Paulo, Cultura Cristã. 2001.
Verdades gerais sobre a providência
Deu é o autor da providência, contudo isso não pertence somente a Ele, mas sim a toda trindade.
Deus, o Pai ficou evidenciado claramente por Jesus dizendo que este trabalhava o que Jesus estava querendo dizer com isso não era que Deus continuava a criar novas coisas, mas que Deus trabalhara desta vez na manutenção da sua criação, esta manutenção que Deus dá na criação é justamente pelo fato que ela constantemente pela sua finitude esta precisando de um toque daquele que é infinito, um exemplo claro disto é, por exemplo, quando pecamos que precisamos constantemente nos dirigir a Deus para recebermos Dele o perdão.
Cristo também trabalha juntamente com o Pai, por causa, que ele é o agente da criação, foi por causa do Filho que Deus veio trazer a existência todo o universo e por causa dele as coisas continuam, este exemplo de unidade e harmonia penso que deva ser o exemplo perfeito para nós seres humanos mesmo que embora nunca consigamos chegar próximos ao nível de relacionamento deles este relacionamento do Pai para com Filho que são semelhantes é perfeito para como o ser humano deve tratar de seu semelhante.
O Espírito Santo não lhe atribuído nada tão especifico quanto ao serviço da manutenção providencia a não ser pelo salmista que renova as criaturas para que elas não se extingam, pensando sobre os atos do Espírito penso que o Espírito Santo tem uma função bem especifica, por exemplo, na obra da salvação, pois é ele quem convence o homem do pecado da justiça e do juízo mostrando o sacrifício do Filho e a obra amorosa do Pai, outra coisa que o Espírito Santo faz que me venha à memória tudo aquilo na qual aprendemos, então entendo que de certa forma o Espírito trabalha na manutenção da providência, mas um pouco mais diferenciado.
A providência foca bem mais as obras de Deus justamente por cuidar da preservação da criação e por causa disso toda a providência de Deus é santa, pois todos os procederes de Deus são santos, as providências de Deus também são sábias, pois seus procedimentos não são ignorantes, mas pelo contrario todos com riqueza de sabedoria, pois o próprio Deus o é. Alem do mais as providências de Deus são poderosas, pois não há quem consiga sobrepor o poder de Deus, quando Deus determina que algo pra acontecer não há ninguém na terra que consiga fazer com que isso não aconteça.
Fato é que sem a providência divina no universo as criaturas não irão conseguir sobreviver e o caos e a destruição acabará acontecendo e assim logo a própria criatura não conseguindo preservar-se a si mesma, logo ela não conseguirá preservar a outra e assim não haveria mais solução, somente ao que tem a imortalidade pode ajudar as criaturas mortais.
Deus em seu modo de operar a ação da providência ele utiliza de dois artifícios e o primeiro é imediatamente na qual é Ele mesmo quem exerce a sua tarefa se uso de algum meio ou instrumento. Diferentemente disso têm-se a providência mediata que é o momento que Deus usa anjos, homens, animais, fatores da natureza e outros instrumentos. Assim então Deus faz a natureza criada para preservar os seres criados.
Dos animais Deus também cuida quando ele faz crescer a relva para que os animais possam se alimentar, pois este alimento não cai do céu e as coisas inanimadas como chuva, sol, água, etc. trabalham da mesma maneira com que Deus determinou para o bem-estar da criação de uma maneira em geral.
A providência ordinária é a que Deus usa os instrumentos ou meios. Deus é a causa primária usando a causa secundária para a obra da providência. A providência ordinária é realizada através do sol, lua e evoluções naturais do dia que são percebidas por nós que são fruto de uma inclinação divina para que isso acontecesse.
A providência extraordinária está ligada aos atos incomuns de Deus quando ele age de modo miraculoso e que excede os poderes naturais.
O CONCURSUS PROVIDENCIAL DE DEUS
Já sabemos que é pela vontade de Deus que todas as coisas acontecem e assim se deve o cumprimento das coisas sem as quais nada seria feito. Agora para falar de concursus é para tratar da participação de todos os atos e eventos da História, pois este é o suporte contínuo de Deus para a operação de todas as causas secundárias para o cumprimento dos seus santos propósitos.
O concursus exige que tenha duas partes ativas como Deus e o homem, no entanto o homem não é uma criatura passiva como um instrumento nas mãos de um musico. A causa primária é sempre a divina e a causa secundária é da criatura. Se caso os seres humanos fossem passivos nos seus movimentos eles não poderiam ser considerados como responsáveis pelos seus erros e então Deus seria o culpado direto pelos males morais do mundo.
O concursus age na natureza, pois esta não tem função independente, então Deus como é um ser imanente entra em contato com ela, pois ela depende Dele para funcionar do contrario tudo seria desordenado, pois a própria natureza não sabe o momento de manifestar-se. O concursus nos animais é o mesmo que age nas plantas, pois a única diferença é que a natureza recebe um modo diferenciado da ação nos seres animados.
O concursus de Deus no espírito humano é que Deus tem domínio sobre todos os eventos nos quais os homens são ativos justamente, porque ele tem domínio direto sobre os espíritos deles de um modo que suas ações são livres sem compulsão externa, então Deus não usa a força física, mas a persuasão moral para mudar as disposições intima das pessoas.
Na ação mediata de Deus sobre o espírito humano temos como exemplificar pelos profetas que foram pessoas que Deus usou para agir na vida dos homens. A ação imediata de Deus no ser humano e esta acontecem no interior do homem e não de maneira externa, agindo assim no coração do ser humano e assim quando isso acontece começa a refletir externamente sobre o que já aconteceu em seu interior.
Deus não precisa da permissão humana para poder fazer alguma coisa na vida do próprio individuo diferente do que muitas igrejas têm pregado por ai afora por causa de hinos e cânticos que expressam essa idéia e Deus age na pessoa que bem entende mesmo a pessoa não tendo comunhão com ele, isso se dá quando ele está prestes a regenerar a esta pessoa.























Eu, Lucas Herculiani Amaral declaro ter efetuado as leituras das páginas 615-664 conforme propostas que abrange o capítulo 21 e 22 do livro A Providência.
CAMPOS, Heber Carlos de. A providência e sua realização histórica. São Paulo, Cultura Cristã. 2001.
OS FRUTOS DA PROVIDENCIA NO SOFRIMENTO
A obediência é o primeiro fruto importante, pois sem ele não seria possível agradar a Deus ao passo que isso é produto de fé. Deus quer que os que vão se tornar filhos tenha fé e os que já são que sejam obedientes. A relação obediência e sofrimento estão ligados a Cristo para ser um meio de ensinar aos homens para andarem em conformidade com a Palavra de Deus.
Em alguns casos para os cristãos a obediência funciona como fruto do sofrimento tem o exemplo de Paulo que foi colocado em posição de sofrimento para mostrar que isso era necessário por causa de Cristo. No entanto a ressalva para isso é que embora o sofrimento seja necessário ele não é para sempre e chega um determinado momento que há a libertação disso.
O motivo encontrado para argumentar que se há felicidade no sofrimento é de que o motivo seja a Cristo.
TIRANDO LIÇÕES DA PROVIDENCIA DIVINA
Falamos em lições anteriores que Deus em sua infinita potencia e providencia divina até o diabo trabalha para Ele e agora vemos as lições sendo tiradas sobre a providência de Deus e o argumento mostrando que Deus na administração deste mundo faz com que todos trabalhem para ele isso não difere de crentes ou incrédulos.
A capacidade de realizar planos é uma capacidade concernente aos seres racionais, mas a diferença está em poder realizá-los, ou seja, o homem pode até fazer planos, no entanto, quem pode realizar esses planos é somente o Senhor.
O homem por si só procura fazer o melhor plano que lhe parece o melhor, mas o Senhor sabe o que é melhor para o homem. Todas as coisas que acontecem nós já sabemos que são para glorificação de Deus. O que fazemos de bom engrandece o nome de Deus e as outras coisas mesmo assim Deus é glorificado

Nenhum comentário: