História do Fundador
Louis Francescon era o nome de seu fundador, este nasceu no dia 29 de março de 1866 na cidade de Cavasso Nuovo, província de Udine, Itália.
Imigrou para os Estados Unidos após servir ao exército e chegou na cidade de Chicago em 1890.
Neste mesmo ano começou a ter contato com o Evangelho pela pregação de Miguel Nardi e em dezembro de 1891 compreendeu seu novo nascimento e aceitou a Cristo como Salvador.
Em 1892 juntamente com o um grupo evangelizado por Miguel Nardi e alguns membros de outra igreja (Igreja Valdense), fundaram a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana e o pastor era Filippo Grili e Francescon foi eleito um dos três diáconos e depois de alguns anos ancião desta igreja.
1.1.Experiência com o Batismo
Em 1894, Francescon estava lendo Colossenses 2.12 “Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”, então ou viu ele uma voz que falava que ele não estava obedecendo a este mandamento. Levou o assunto do batismo para a igreja e todos se manifestaram contra até mesmo o pastor.
Francescon começou a questionar o batismo por aspersão praticado pela Igreja Presbiteriana.
1.2.Rompimento com a Igreja Presbiteriana
Nove anos depois de sua revelação, Francescon, reuniu a Igreja para falar deste assunto e convidou a todos para seu batismo na qual compareceram 25 membros.
Enquanto o pastor estava na Itália, Francescon realizou um batismo e na quando o pastor voltou levou diante da congregação o fato ocorrido e ele por sua vez pediu sua carta de demissão e aqueles que o apoiavam o acompanharam.
Em 1903 ele com a família foram para a Itália a fim de visitar a família e quando voltaram viram grande divisão dentro da Igreja o Deus ministrou ao coração dele que era melhor se separar daquele grupo que se deu em outubro de 1904.
1.3.Batismo com o Espírito Santo
Em 1907 se encontrou com um irmão que recebeu a promessa do Espírito Santo então começou a freqüentar um trabalho feito em uma casa. Em julho deste ano sua esposa foi a primeira a falar a falar em línguas, falou em uma língua Sueca e uma irmã em chinês. 25 de agosto foi o dia que ele foi ‘selado’ pelo Espírito.
E em 29 de junho de 1908, Francescon assumiu o cargo de ancião da igreja após uma revelação que o irmão que abria o serviço disse para o que presidia se sentar, pois Deus havia mandado Francescon para exortar aquele povo.
Em março de 1909 Francescon e Lombardi foram separados para se dedicar exclusivamente à obra que Deus tinha separado para eles.
1.4.Estabelecimento da Igreja no Brasil
Em 4 de setembro deste mesmo ano embarcou para Buenos Aires e em 1910 foi aberto um trabalho na cidade, em 8 de março de 1910 vieram para São Paulo. Depois disso Deus confirmou ao coração deles, então Lombardi foi para Argentina e Francescon para Santo Antonio da Platina, lugar onde morava um italiano que eles tinham evangelizado quando chegaram a São Paulo.
20 de junho de 1910, Francescon abriram uma portinha na qual vinte almas aceitaram a fé e provaram da divina virtude, dentre eles existiam batistas, presbiterianos, metodistas e católicos romanos, então foram curados e selados com o dom do Espírito Santo.
1.5.Causas do individualismo
O comportamento da Congregação Cristã hoje é bem diferente do comportamento de seu fundador, haja vista, que ele mantinha comunhão com irmãos de denominações diferentes. Há um relato de um encontro de muita comunhão e espiritualidade que Francescon teve com Gunnar Vingrem em São Bernardo do Campo.
Primeiro fato é que o ambiente teológico que predominava era a doutrina da predestinação, que foi o meio pela qual o fundador e os primeiros membros surgiram.
E outros fatos como a falta da presença dele em novos grupos, e sua presença intercalada, causaram grandes vácuos na interpretação e orientação da liderança nacional na qual originou as interpretações extremistas dos conceitos calvinistas.
Localidade e Países de Influência
A Igreja central da Congregação Cristã no Brasil localiza-se no bairro do Brás e hoje está igreja está presente em diversos países de acordo com o levantamento feito em 2007: África do Sul, Alemanha, Andorra, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Cabo Verde, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Filipinas, Gana, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Guiné-Bissau, Holanda, Honduras, Índia, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Democrática do Congo, República do Congo, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Síria, Suíça, Suriname, Uruguai, Venezuela e Zimbábue.
Culto
O culto da Congregação Cristã no Brasil segue uma ordem pré-estabelecida, mas sem uma liturgia fixa, assim os pedidos de hinos, orações, testemunhos e a pregação da Bíblia são feitos de forma espontânea, baseados na inspiração do Espírito Santo. Os serviços são solenes com uma atmosfera formal; desse modo evitam-se manifestações individualizantes, mas preza-se a participação coletiva.
Há uma série de práticas no culto como o uso do véu pelas mulheres; o uso do ósculo na saudação entre irmãos e irmãs de per si; assento separado, nas igrejas, entre homens e mulheres; as orações são feitas de joelhos; são permitidas até três pregações no mesmo culto, todavia, por tradição, decidiu-se que uma única pregação é suficiente, evitando-se, assim, que uma pregação se sobreponha à outra. O padrão de realização do Culto é igual em quaisquer de seus templos e não somente a realização do culto, mas o padrão arquitetônico das igrejas é o mesmo.
Ministérios
A Congregação Cristã no Brasil possui um ministério organizado, servindo sem expectativas de receber salários e é distribuído segundo as necessidades de cada localidade, a saber.
Ancião - responsável pelo atendimento da Obra, realização de batismos, santas ceias, ordenação de novos obreiros (anciães e diáconos), eleição de Cooperadores do Ofício Ministerial, encarregado de conferir ensinamentos à igreja, cuidar dos interesses espirituais e do bem-estar da igreja, entre outras funções;
Diácono - responsável pelo atendimento assistencial e material à igreja. É auxiliado por irmãs obreiras chamadas de "Irmãs da Obra da Piedade". Assim como o ancião, atende a diversas congregações de sua região;
Cooperador do Ofício Ministerial - responsável pela cooperação nos ensinamentos e presidência de cultos oficiais e de jovens em uma determinada localidade(desde que não haja um Cooperador de Jovens e menores responsável por essa localidade), não podendo realizar batismos.
Cooperador de Jovens e menores - responsável de atender as reuniões de jovens e menores de sua comum congregação.
Músico - membro habilitado e depois de passar por testes musicais é oficializado para tocar nos cultos e demais reuniões.
Cargos
Encarregado de Orquestras - músico oficializado, designado para coordenar o ensino musical aos interessados e organizar ensaios musicais da Orquestra da Congregação. As "Examinadoras" são organistas mulheres, oficializadas, designadas para avaliar outras organistas aprendizes no processo de oficialização.
Auxiliar de Jovens e Menores - são jovens, homens e mulheres solteiros, designados para preparar e organizar os recitativos das reuniões, individuais ou em grupo.
Administração - ministério material, constituído por Presidente, Tesoureiro, Secretário, Auxiliares da Administração, Conselho Fiscal e Conselho Fiscal Suplente. Os administradores são eleitos a cada três anos e o Conselho Fiscal anualmente, durante a Assembléia Geral Ordinaria. É permitida a recondução ao cargo.
Política
A Congregação Cristã no Brasil é uma organização religiosa apolítica, crendo na separação total entre Estado e religião.
Não mantém ligação, nem se manifesta de forma alguma em relação a causas ou partidos políticos, candidatos a cargos públicos, ou qualquer outra instituição ou organização, governamental ou não. Se algum membro de seu corpo ministerial aceitar cargos políticos, deverá renunciar ao seu cargo congregacional. Seus membros são doutrinados a não votar em candidatos que neguem a existência de Deus e a Sua moral.
Confissão de fé e Doutrinas
7.1.Confissão de Fé
1. Nós cremos na inteira Bíblia e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é única e perfeita guia a nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d'Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 121, II Timóteo 3:16,17; Romanos 1:16).
2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Efésios 4:6; Mateus 28:19; I João 5:7).
3. Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Lucas 1:27,35; João 1:14; I Pedro 3:18)
4. Nós cremos na existência pessoal do diabo e de seus anjos, maus espíritos que, junto a ele, serão punidos no fogo eterno. (Mateus 25:41)
5. Nós cremos que a regeneração, ou o novo nascimento, só se recebe pela fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção. (Romanos 3:24 e 25; I Coríntios 1:30; II Coríntios 5:17)
6. Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em nome de Jesus Cristo (Atos, 2:38) e em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28:18,19)
7. Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (Atos 2:4; 10:45-47; 19:6).
8. Nós cremos na santa ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo "Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim". Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: "Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós". (Lucas 22:19, 20; I Coríntios 11:24,25).
9. Nós cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o Espírito Santo na assembléia de Jerusalém. (Atos 15:28,29; 16:4; 21:25)
10. Nós cremos que Jesus Cristo tomou sobre Si as nossas enfermidades. "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados." (Mateus 8:17; Tiago, 5:14,15)
11. Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milênio) descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (I Tessalonicenses 4:16,17; Apocalipse 20:6).
12. Nós cremos que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Atos 24:15; Mateus 25:46)
Doutrinas da Congregação Cristã
A CCB não suportaria um exame sério das Escrituras, fato característico das seitas, pois sua interpretação foge às regras da hermenêutica sagrada, pois tudo o que acontece na igreja está relacionado ao sentimento é sempre necessário realizar alguma obra ou orar por alguém, isso acaba afastando o homem de Deus e da Bíblia, resultado que se mostra no decorrer da história.
Muitos dos adeptos desta igreja defendem que a salvação só é possível na sua própria igreja, pois desenvolveram inconscientemente a doutrina da auto-salvação que por conseqüência o monopólio da salvação está reservado à Congregação Cristã no Brasil.
8.1.Estudo da Bíblia e Estudos Gerais
A CCB entende que o Espírito Santo dirige todas as coisas, pois não é necessário se preparar, estudar ou algo parecido, pois o Espírito Santo opera poderosamente na vida de sua Igreja.
A base para isso está no versículo de Mateus 10. 19 e 20 que fala "... não cuideis em como, ou o que haveis de falar, porque naquela hora vos será concedido o que haveis de falar; visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós", claramente percebemos o erro interpretativo, pois foi tirado o versículo fora de seu contexto, pois o contexto fala acerca do momento em que o cristão estiver passando por provação.
Os maiores expoentes das Escrituras em conhecimento disseram algumas coisas interessantes para nós.
a. Salomão: "Dá instrução ao sábio e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento" (Provérbios 9.9).
b. Jesus: "... todo escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas" (Mateus 13.52).
c. Paulo: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2ª Timóteo 2.15).
Este ensinamento desvirtua-se do propósito de Deus que é o exame das Escrituras, de acordo com Salmo 1.1 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.
Entre outros textos como: ainda 2ª Timóteo 2.15; Salmos 119.105; Provérbios 7.1-3; Deuteronômio 6.6-9; 1ª Timóteo 4.13; 2ª Timóteo 4.13; Provérbios 9.9; Salmos 119.9-16; Salmos 19.7-8.
Em alguns casos extremos os membros desta igreja têm orgulho em dizer que não conhecem a Bíblia para a fim de poderem entender tudo o que o Espírito Santo fala, que por sinal é contrária ao seu fundador.
Batismo
A CCB não reconhece o batismo efetuado por outros ministros do Evangelho de outras denominações mesmo sendo por imersão e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O motivo maior pela reprovação da CCB em relação ao batismo das outras igrejas é que no momento de dizer “Eu te batizo” é a carne que opera e o homem se coloca frente a Deus, por isso deve ser feito da seguinte forma: “nome do Senhor Jesus te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
Agora o problema não é mais teológico, mas sim com a língua portuguesa. Acaso estaria errado João Batista quando dizia “eu vos batizo com água...”?
8.2.A utilidade do véu
A CCB adotou a utilização do véu para as mulheres de sua igreja e ainda condena as que não usam. O uso do vestuário para o culto é uma questão de costumes de lugar para lugar, pois se os costumes mudam a s exigências também mudam.
Outro argumento para o uso do véu é pela ocorrência que da advertência de Paulo aos Coríntios, a cabeça raspada das mulheres era algo repugnante para os judeus e aquelas que tinham a cabeça raspada era por causa de seu adultério e esta era a conseqüência, no entanto isso não era necessário para as mulheres normais.
Então para a Congregação assumir esse costume ao pé da letra seria necessário que as mulheres da igreja deveriam usar o véu quando caminham na rua também, mas essa atitude da Congregação não é condenável pela admissão desse costume, mas pelo julgamento para com as igrejas que não possuem esse costume.
8.3.Saudação da CCB
Esta nos acusa de saudar com a “a paz do Senhor” e usam como base o que Paulo fala que existem muitos senhores, mas somente um Deus, mas essa afirmação se desfaz, pois nesta mesma base que é I Coríntios 8.5,6 da mesma forma que fala há muitos senhores, também há muitos deuses, no entanto só há um Deus e Pai e um só Senhor que é Jesus Cristo, logo concluo que a saudação é com a paz do nosso grande Senhor Jesus Cristo. (João 14.27).
8.4.Osculo Santo
Na CCB o ósculo santo foi mais um costume oriental na qual isso os faz pensar que estão em uma posição espiritual superior. O ósculo era uma maneira comum de saudação no oriente, muito antes do estabelecimento do cristianismo, utilizado nas expressões judaicas de saudações e nas demonstrações gerais de afeto, quando Paulo faz referencia ao ósculo santo é por causa do costume da região se o mesmo estivesse escrevendo para brasileiros seria mencionado o aperto de mão ou o abraço uma questão cultural que não é compreendida pela CCB.
Na igreja primitiva foi algo introduzido primeiramente como despedida do culto e depois como parte da liturgia e por fim acabou sendo parte do ritual da Santa Ceia do Senhor, porém nesta igreja primitiva o ósculo santo não se restringia a pessoas do mesmo sexo, mas de acordo com Raimundo de Oliveira o ósculo santo era na testa ou na palma da mão e nunca nos lábios. Em uma cultura como a do Brasil se torna uma vergonha tal atitude e se a Congregação restringe essa atitude apenas a pessoas do mesmo sexo já não pode ser aceito pelo fato de que já há uma malicia não poder dar o ósculo em alguém de um sexo diferente e a adaptação do mesmo está errada, pois a Congregação faz isso somente durante o período de culto enquanto que a igreja primitiva fazia em público.
8.5.Dízimo
A CCB dá a César o que é de César, mas na questão de dar a Deus há muitos obstáculos e argumentos, pois dizem que o dízimo é da lei e que é maldito e hipócrita aquele que dá e recebe.
De acordo com a Bíblia o dízimo é santo, mas de acordo com a CCB é profano. Bíblia diz que o dízimo é do Senhor (Lv 27.30); a CCB por sua vez diz que é para ladrões.
Jesus não condenou o dízimo, ele condenou, sim, os hipócritas que desprezavam os principais preceitos da Lei de Deus, mas não condenou o dízimo praticado até pelo pai dos crentes, Abraão (Gênesis 14.20). Hebreus fala sobre a prática do dízimo na atual dispensação (Hebreus 7.8-9).
Embora combatam o dízimo, mas instituíram as seguintes ofertas: ofertas de piedade, oferta para compra de terrenos; ofertas para fins de viagens; para conservação de prédios e ofertas de votos, ou seja, hipocrisia, pois eles combatem o dizimo bíblico, mas instituem ofertas para suprir a ausência do dízimo.
8.6.Liderança da CCB
Existem somente anciãos, pois o ensinamento fundamenta-se que todo pastor é ladrão e que o único pastor é Jesus Cristo. Condenam a função de presbítero na igreja, mas não sabem que no hebraico presbítero é traduzido como ancião e em seu parágrafo 10 que diz que crê que Jesus levou sobre si nossas enfermidades, manda que chame os presbíteros para que orem.
Passagens como Efésios 4.11, Atos 6, Tito 1.5, Hebreus 13.7-17 são referentes ao ministério do presbítero. A CCB entende que essas passagens são espirituais, e não materiais, mas quando se refere a ancião e diáconos, tornam-se misteriosamente materiais.
De acordo com Raimundo de Oliveira na passagem de Efésios ele extraí algumas lições do motivo pela qual se deve haver pastor na congregação, pois o pastor tem funções específicas como: aperfeiçoamento dos santos; desempenho do serviço divino e edificação do corpo de Cristo.
8.7.Proclamação do Evangelho
A CCB defende que não deve sair para evangelizar utilizando de versículo fora de contexto: Mateus 6.5; Mateus 7.6; Mateus 12.18-21, com base nisso os membros dessa igreja desculpa-se pela recusa ao “ide” de Jesus, afinal Jesus não disse para que esperassem, até que alguém sentisse que deveria aceitar o evangelho, mas sim Ele mandou que a igreja fosse por todo o mundo. Para eles a pregação do Evangelho não pode exceder aos locais de culto.
8.8.Oração somente de joelhos
De acordo com a CCB nós somos fariseus pelo fato de orarmos em pé, por causa do relato de Lucas 18.11, na qual conta que o fariseu orava em pé e sua oração não eram ouvidas, mas como podemos entender sem problemas que não é a posição do corpo, mas sim a situação do coração (Isaías 1.15-16; 9.1-2).
8.9.Corte de Cabelo
Para a CCB é proibido cortar o cabelo, aparar as pontas também é pecado e nesta lista ainda entram em consideração alisamento ou escova definitiva.
Certa mulher que tem o cabelo que chega ao seu calcanhar acredita que isso é a graça de Deus para a vida dela, enquanto que outra foi privada de desenvolver certas funções, pois cortou seu cabelo.
Para alguns membros se Cristo voltar no momento em que ela estiver cortando o cabelo, Deus, tem que ter uma misericórdia especial sobre a vida dela.
Bibliografia
OLIVEIRA, Raimundo. Seitas e Heresias. 23ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
Webgrafia
http://www.cristanobrasil.com/index.php?ccb=historiadobona
http://pt.wikipedia.org/wiki/Congrega%C3%A7%C3%A3o_Crist%C3%A3_no_BrasilA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL não autoriza a divulgação pública através de meio eletrônico de qualquer informação a seu respeito, não estando autorizado a tanto quem, através de “site” não pertencente à Congregação, se afirme como “site” oficial. Quem o fizer estará atuando em nome, interesse próprio e responsabilidade pessoal. A Congregação se manifesta através de sua Administração ou Conselho de Anciães.
http://solascriptura-tt.org/Seitas/CongCristaBrasil-PlanetaEv.htm
http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?id=112
http://www.sabetudo.net/ccb/PorqueDosPorques.htm#R.%20%20Efésios%204:11%20%20E%20ele%20mesmo%20concedeu%20uns%20para%20apóstolos,
http://www.congregacaocrista.org.br/
http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=igreja&op=display&num=1564A CONGREGAÇÃO CRISTÃ é uma comunidade religiosa inteiramente fundamentada na doutrina e fé apostólicas contidas no Novo Testamento da Bíblia Sagrada.
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