A Caçada

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

3ªJoão - Método Indutivo

1. OBSERVAÇÃO 1.1. Autoria

O autor intitula-se como “o presbítero” e ao revela o seu nome. Evidência externa para essa epístola se encontra com Irineu que atribui a segunda e a terceira epístola a João discípulo de Jesus citando o texto de 2ª João 7-11. Eusébio mencionou que a terceira epístola está entre as bem conhecidas e reconhecidas pela maioria e afirma com convicção que foi escrita pelo apóstolo João.
As evidencias indicam que João, o apóstolo, é o autor não apenas do evangelho que traz seu nome, mas também dessas três epístolas. Provavelmente, as três cartas foram escritas entre 85 e 100 d.C.
Existem muitas alusões são encontradas em documentos do século I e II que foram feitas provavelmente por Clemente de Roma e Policarpo, eles afirmar ser João o autor das epistolas por causa dos termos similares usados por ele que também são encontradas no Evangelho com palavras como: amor; luz; vida e habitar.
1.2. Destinatário

Esta epístola em questão se trata da terceira e é dirigida para Gaio, que não é o mesmo Gaio de Corinto, Macedonia ou Derbe. A confusão que surge é devido ao fato que Gaio era um nome muito comum no império.
João na epístola somente fala que é para Gaio e relata seu incentivo e elogios pelo trabalho que este homem estava desenvolvendo na igreja. Esta carta segundo alguns estudiosos acreditam que essa carta foi escrita tão especificamente para Gaio devido ao fato que o apóstolo já havia escrito uma carta oficial para a igreja, mas Diótrefes destruiu esta carta.
1.3. Data

A data da escrita das epístolas está relacionada com a escrita do Evangelho, alguns atribuem a data para o ano 70 d.C outros sendo a maioria apóiam a idéia de autoria para o ano 80 a 85. O que realmente pode se afirmar sobre a data da composição foi que as epístolas foram escritas depois do Evangelho.

1.4. Estrutura da carta

Saudação (v.1)
Alegria e bom testemunho de Gaio (v.2-8)
Mal testemunho de Diótrefes (v. 9-10)
Conselho (v.11)
Exemplo de Demétrio (v.12)
Conclusão (v.13-15)

1.5. Palavras repetidas


Amado (amor) 6x
Filho - 1x
Verdade – 6x
Amigos – 2x
Alegria – 2x
Andando – 2x
Fidelidade - 2x
Bom – 2x
Deus – 4x
Testemunho – 3x
Escrevi – 2x
Mau – 3x
Igreja – 3x
Receber – 4x
Irmãos – 4x
Bem – 5x


Verdade, verdadeiro
1,3,4,8,12

Amado
1,2,5,6,11
Bem
2,6,11,12
Receber
3,7,8,9,10
Deus
6,11
Testemunho
12
Irmãos
3,5,8,10
Igreja
6,9,10
Alegria
3,4
Falar
3,6,12
Muito(s)
3,9,13
Mal
10,11
Fidelidade / fiel
3,5
Amigos
15
Escrever
9,13
Fazer
5,10,11,13
Andar
3,4
Saudar
15


1.6. Palavras – chave (gregas)

presbuteros (v.1) (Adjetivo; pronominal; nominativo; masculino; singular)
Velho; ancião; presbítero; conselheiro dos judeus; presidente de uma igreja. Nesta epístola e na parte central de Atos esse termo tem a idéia de ser o presbítero cristão
euodouqai (v.2) (verbo indicativo; presente; passivo; 3ª; singular)
Prosperidade.
aleqeia (v.3) (substantivo; davito; feminino; singular)
Verdade / fidedignidade / confiabilidade / justiça/ o dativo pode indicar “cooperadores com a verdade” ou “em prol da verdade” / aqui a verdade refere-se à realidade divina, e significa aquilo que é real em ultima analise, a saber, o próprio Deus. Dessa forma, pode se referir à expressão de Deus em Seu Filho encarnado e na mensagem cristã.
upolambanein - upolambanw(v.8) (verbo infinitivo; presente; ativa)
Acolher; apoiar; sustentar; no sentido de receber e sustentar; receber como convidado; os cristãos devem financiar os empreendimentos cristãos que o mundo não sustentará ou que não deve ser solicitado a sustentar. De fato, os cristãos têm a responsabilidade de prestar tal sustento financeiro. Eles “devem” sustentar seus irmãos aos qual o mundo não ira contribuir.
Sunergoi - sunergos (v.8) (adjetivo pronominal; nominativo; comparativo; plural)
Cooperador; trabalhar para o bem; obreiro; ajudador; cooperador; como parceiros na verdade, eles devem provar, na pratica, que são cooperadores e devem trabalhar junto com os missionários para o bem da verdade.
fluarwn - fluarew(v.10) (verbo particípio; presente; ativo; nominativo; masculino; singular).
Proferir contra; denegrir; falar coisas sem sentido, acusar injustamente. A palavra enfatiza a falta de fundamento das acusações.
ekklhsias (v.10) (substantivo; feminino; singular)
Assembléia reunida; congregação; igreja
eiphnh (v.15) (substantivo; nominativo; feminino; singular)
Paz; harmonia; tranqüilidade.

1.7. Personagens (descrição encontrada no texto)

Presbitero (v.1); Alguns irmãos falaram da fidelidade de Gaio (v.3,6); Meus filhos (v.4);
Cooperadores (v.8); Deus (v.6,11); Amigos (v.15);
Gaio (v.1,2)
Em 3ª João, Gaio era um ancião da igreja para a qual o apóstolo escreveu e um amigo muito querido. João demonstra claramente que o tinha em alta consideração (v. 2,3). Provavelmente converteu-se por meio do ministério do apóstolo, pois este o classifica como um de seus filhos (v.4). Gaio permanece como um exemplo para a igreja, através dos séculos, pois se destacou como alguém que anda na verdade. Foi recomendado por sua hospitalidade para com os outros e ainda é incentivado nesta prática por João.
Não há como falar algo a mais sobre a identidade de Gaio e nem quem ele realmente era, mas o que João fala e o que está relatado eram que Gaio ocupava posição de responsabilidade e de liderança na igreja local e evangelistas e presbíteros hospedavam-se com ele e assim ele e não com outras pessoas, mas também se não fosse assim o apóstolo João não teria escrito com tanta clareza sobre Diótrefes.
Gentios (v.7)
No Antigo Testamento esse termo traduzido significa como “pagão”; “povo” ou “nação” e também uma maneira de se referir a todos que não são israelitas e assim, torna-se um termo que designa “os de fora”.
No Novo Testamento, o conceito também tem uma ampla utilização. Em muitos casos, o termo traduzido pode ser compreendido como nação, mas em geral se refere aos que não são israelitas. O termo também serve para designar alguém que não faz parte da igreja. Às vezes pode ser também gentios que se uniram aos judeus em oposição à igreja.
Acredito que Gentios para a Epístola de 3ª João sejam classificados como o termo de designar alguém que não seja da igreja ou que faça oposição a ela.
Diótrefes (v.9)
Mencionado em 3ª João 9,10, onde João o recrimina por não receber sua carta nem gostar de acolher os irmãos na fé. Seu pecado era gostar “de exercer a primazia”, o que levou a proferir “palavras maliciosas” contra o apóstolo e seus representantes. Parece que exercia influencia perniciosa sobre os membros da igreja, pois era um líder autocrático, o qual expulsava as pessoas que não concordavam com ele e demonstravam disposição para receber pessoas como João.
O apóstolo João faz um contraste deliberado entre Diótrefes e Demétrio, de quem diz que “todos dão testemunho” (3 João 12). O problema do primeiro provavelmente seria a questão da autoridade apostólica. Isso se tornou um problema para Paulo em alguns lugares. Seria improvável que um apóstolo ausente fosse tão influente quanto um líder local, mas esperava-se que todos os obreiros das igrejas seguissem o ensino apostólico. Para pessoas como Diótrefes, mas interessadas na promoção pessoal, isso parecia uma ameaça para sua posição, algo que devia ser evitado.
O comportamento de Diótrefes era totalmente diferente de Gaio, então para Diótrefes são dirigidas as características que ama mais a si mesmo do que a outras pessoas e que não quer receber os irmãos evangelistas que estão em viagem. Há a possibilidade de especulação que Diótrefes tenha destruído uma carta outrora enviada a Gaio antes dessa que tudo indica que teria sido uma carta de cunho oficial com direção para a igreja. Segundo o apóstolo João o problema de Diótrefes não era de cunho teológico, social nem eclesiástico, mas sim moral, pois a raiz do problema era o pecado.
Demétrio (v.12)
Discípulo mencionado por João devido ao seu compromisso cristão. João está pensando em Diótrefes e por isso faz a recomendação a Demétrio para praticar o bem, mesmo embora o testemunho de Demétrio é dado pelas pessoas no passados e no presente, mas a genuidade cristã de Demétrio não precisava de prova dos homens uma vez que seu testemunho provava quem ele era e o terceiro testemunho a favor de Demétrio era o do próprio apóstolo.


1.8. Análise teológica

Em relação à fé.
O texto demonstra a fé expressa em algum elemento da Trindade em dois momentos. O primeiro é quando João faz referencia aos irmãos que saíram sem receber nada dos gentios para serem pregadores da Palavra de Deus.
O segundo caso é quando João está incentivando a Gaio a perseverar fazendo o bem que está de acordo com a Vontade de Deus, pois aquele que faz a Vontade de Deus é porque tem fé nele.
As práticas são relacionadas a boa hospitalidade e o amor demonstrado em receber os irmãos que estão chegando e também no servir à igreja.
Em relação ao amor.
Nas dimensões em que os membros da igreja que se encontrou com João testemunharam a favor de Gaio pelo desempenho e empenho que ele desenvolve na obra do Senhor no cuidado da igreja.
Os compromissos de ordem pessoal é uma lição que cada um pode tirar para si mesma de como deve ser o tratamento para com as pessoas tanto no nível normal de relacionamento quanto no nível de igreja e etc. afinal de contas Gaio é um exemplo de cristão para nós.
O amor que devemos ter para com os irmãos deve ser feito sem interesse nenhum com relação a qualquer pessoa, pois todos merecem o respeito e já que somos todos filhos do mesmo Deus devemos assim proceder como irmãos aceitando-nos uns aos outros.
Em relação à esperança:
A esperança tematizada neste texto refere-se em fazer corretamente o trabalho do Senhor que lhe é devido seja no ministério dos itinerantes ou no ministério da hospitalidade exercendo com amor, pois está é a idéia de fazer essas coisas que é por causa do Nome (Jesus Cristo) que estão fazendo.
A idéia que estão fazendo como se fosse para o próprio Senhor mostra que a esperança da vida do porvir será uma maneira de viver no céu como se esforça pra viver aqui na terra, ou seja, tratando bem aos próprios irmãos na vida do presente será o mesmo relacionamento bom no porvir.
1.9. Propósito da carta

O propósito da carta está ligado ao problema similar que anda por trás das cartas que é em relação ao amor cristão para receber os mestres itinerantes, por causa disso o amor deles deve ser mostrado na hospitalidade. Assim dessa forma ele incentiva a prática do bem para com as pessoas
João escreve para Gaio a fim de elogiá-lo pelo bom trabalho que ele tem desenvolvido de hospitalidade e da fidelidade deste homem.
João enfatiza em suas palavras o amor, a verdade, Deus, os irmãos – em relação a eles se diz no sentido do testemunho que os irmãos da igreja deram sobre Gaio e sobre os irmãos que o próprio Gaio ajudou e que Diótrefes menosprezou. João quando fala contra Diótrefes é uma exortação para que Gaio não tome as mesmas atitudes.

1.10. Tema central da carta

O paradoxo entre a pessoa que dá um bom testemunho (Gaio e Demétrio) e o mau testemunho (Diótrefes), ou seja, é uma questão entre os verdadeiros e os falsos mestres.
A epístola engloba o assunto sobre a hospitalidade e amor que deve haver entre os irmãos para que haja bom relacionamento entre os mesmos





2. INTERPRETAÇÃO 2.1. Contexto

João escreve para advertir seus leitores sobre falsos mestres que estão ativamente tentando enganar os cristãos, João, os chamam de falsos profetas, enganadores e anticristos e mais precisamente em III João o assunto mais claro era sobre a hospitalidade e o amor relacionado com as pessoas.
O contexto externo eram três movimentos da época das quais se encontram: gnosticismo – que cria em uma dicotomia em que a matéria era má e o espírito era bom; docetismo – na mesma linha do gnosticismo e por isso um ser espiritual como Cristo não poderia se tornar carne que por definição é má, então jamais poderá se tornar carne; heresia de cerinto – diversas das heresias de Cerinto era sobre a separação do homem Jesus e o Cristo divino, ou seja, o Espírito (Cristo) veio sobre Jesus no batismo e o deixou na cruz para que sofresse sozinho.
Gundry no livro Panorama do Novo Testamento defende a idéia que na primeira epistola o contexto é para fortalecer os leitores por causa do ensino falso que estava corrente, na segunda epístola é para tratar da hospitalidade e se dirigir à senhora eleita e a terceira epístola o contexto é a disputa eclesiástica entre os membros.
2.2. Conteúdo

Esta epístola é claramente de direcionamento a Gaio pelo fato que o pensamento de muitos estudiosos de que o pensamento que foi enviado uma carta para igreja com caráter oficial, mas que Diótrefes tenha destruído esta, então esta que é a segunda vai direcionado a Gaio para que não haja problema de acontecer outra danificação.
A epístola recebe o nome do próprio autor da carta e a similaridade de autoria com a epístola de II João, há alguns que acreditam que estas duas epístolas tenham saído da mesma pena e nas duas epístolas o autor se identifica da mesma maneira “o ancião”. A maioria das correntes acredita que foram escritas por João ou em ultimo caso um discípulo dele, neste momento o caso de quem escreve se torna bem claro.
Entende-se que o local na qual a epístola de III João juntamente com as outras tenham sido elaboradas na Ásia Menor na cidade de Éfeso. A data da escrita desta
epístola é creditada pela grande maioria dos estudiosos entre os anos 80 e 85, portanto acredita-se que as epístolas de João tenham sido escritas posteriormente o Evangelho.
A data das epístolas está ligada a data do Evangelho. A data mais aceita para a edição da epístola de 3ª João é entre os anos 80 a 85, pois se relaciona mais com o propósito da carta que era combater o proto-gnosticismo que havia tido uma grande ascendência ao fim do Século I.
O motivo pela qual a carta foi escrita para ser escrita por causa do líder da igreja que quis desafiar a autoridade do apóstolo João, então esta carta vem como um alerta de que João virá até eles para expor o erro de Diótrefes. Encorajamento para que os membros da igreja possam receber os irmãos missionários corretamente por causa do mau exemplo de Diótrefes.
A epístola de III João não tem o foco em resolver verdades teológicas, masprocurar resolver assuntos administrativos. O novo testamento sua origem e analise
Segundo Ladd esta epístola foi escrita para aconselhar Gaio a como deveria agir com Diótrefes a duvida que se fica era que se o cismático era envolvido com gnosticismo ou razões pessoais.
2.3. Comparações

Falsos mestres – 2ª Jo 10,11
Hospitalidade – João 12.45; 13.34; 15.12,17; 14.9; 1ª Jo 3.6; Romanos 12.13; 1ª Timóteo 5.10; Tito 1.8; Hebreus 13.1,2; 1ª Pedro 4.9
Missionários que são ajudados por causa da obra itinerante – ofício apostólico que Paulo defende 1ª Corintios 9.12,18; 1ª Ts 2.1-12; 2ªTs 3.7-9
Um verdadeiro mestre tem atitudes amorosas e de servidão – 13.1-17,35
Amor ao próximo- João 15.12-13; Romanos 12.10; Romanos 13.8-10; 1ª Coríntios 13; Gálatas 5.13; Efésios 5.2; Colossenses 1.4; Hebreus 13.1,2
Testemunho: João 15.26-27; João 21.24; 1ª Coríntios 1.5-6; 2ª Timóteo 1.8; Hebreus 11.2.
Ide em nome do Senhor: Mateus 28.18-20; Atos 1.8
2.4. Consulta

Os comentaristas dizem em sua maioria entendem que Gaio era o líder da igreja e que Diótrefes também era e que provocava aos outros líderes desafiando mesmo até a Gaio.
Há unanimidade acerca do sentido que João tenha mesmo escrito uma primeira carta de cunho oficial, mas que Diótrefes tenha destruído uma vez que era dirigida à igreja.
Quanto a Demétrio Stott entende que ajudaria a ser um ajudador para que Gaio não desviasse do caminho, mas que permanecesse firme segundo os propósitos corretos. É possível que Demétrio tenha sido objeto da maldade de Diótrefes, no entanto, o mais importante é mencionar sobre o tríplice testemunho acerca de Demétrio que já é um testemunho conhecido no passado e que permanece válido no presente.












3. APLICAÇÃO
A primeira aplicação que eu posso fazer é que eu devo demonstrar meu exemplo de vida cristã aonde quer que eu esteja e qualquer pessoa que eu estou me relaciono uma vez que foi bem isso o que aconteceu com Gaio, ele se relacionou bem com as pessoas e estas falaram bem dele tratando-as da maneira correta que um cristão deve tratar e assim teve seu testemunho bem feito pelos outros de igual modo isso aconteceu com Demétrio.
Por outro lado nunca tratar com arrogância ou com desfeita, pois assim Diótrefes tendo essas atitudes ficou conhecido pelo seu mau testemunho tanto que as pessoas não queriam estar próximas a ele tanto que se hospedavam então com Gaio e não mais com Diótrefes.
Outra aplicação é passar para as pessoas o amor de Deus e mesmo que necessário for pedir para Deus me dar à graça de poder transmitir a cada dia o amor dele, pois assim como líder de alguma área da igreja ou mesmo para a minha vida cristã normal se as pessoas não enxergarem a diferença em minha vida do amor de Deus e se elas quando olham para mim não vendo a Cristo, eu sou um fracasso na fé.
O trabalhar também tem que ser voltado com a consciência de que estou fazendo como para o Senhor, pois realmente o é, então nessa perspectiva devo dar o melhor de mim quanto mais para realizar a obra a função que Deus confiou a mim para que fizesse. Deus já fez tanto por mim dando Jesus na cruz para morrer eu tenho mais que o dever de cumprir fielmente com a obra que ele designou para mim.







4. SERMÃO EXPOSITIVO
Introdução:
Hoje vivemos em uma sociedade que possuí diversas influências, cada um cuida de si e Deus para todos ou então alguns que não estão muito ligados para Deus, pois essa é outra influência da nossa sociedade que as influências e suas crenças é você quem escolhe e ninguém tem nada a ver com isso.
Recentemente acompanhei um caso na televisão na qual um ninfomaníaco que é alguém que tem o distúrbio do sexo se caso ele não tiver essa prática ele fica doente e coisas do tipo, mas então esse ninfomaníaco saiu para encontrar mulheres na qual ele pudesse violentar e assim ele pegou uma mulher a força e começou a andar pela rua e ele mandou que ela disfarçasse e parecesse casal de namorados, então uma câmera publica filmando o passeio do possível casal à beira de uma avenida muito movimentada em São Paulo o homem parou e começou a abusar da mulher debaixo de um pontilhão e o mais impressionante que ninguém fez nada para que ele fosse impedido, mesmo que fosse namorada a rua não é lugar para esse tipo de atitudes. Fechamento da história a mulher denunciou o homem e pelas imagens puderam capturar o homem, mas ninguém fez nada, ninguém interferiu, nem chamou a polícia, as pessoas estão indiferentes umas para com as outras.
No entanto apenas uma palavra é capaz de mudar toda essa indiferença basta somente dizer as palavras: “evangélico” ou “cristão” e então toda a indiferença das pessoas se vai e os olhos se tornam mais atentos para as atitudes e todo o procedimento me recordo de um fato ocorrido com uma amiga minha na qual ela estava em família e esta sabia da decisão dela por Cristo e em uma festa ela colocou dois dedos de vinho no copo e então o bombardeio de perguntas aconteceu: “Mas cristão bebe?”, “Mas cristão faz isso ou aquilo?”
Esses dois exemplos são para demonstrar que as pessoas não se importam mais uma com as outras, mas no momento em que se fala de sua identidade religiosa protestante as coisas mudam de figura e não que as pessoas estejam com boas intenções, mas muito pelo contrário é justamente para julgar e mostrar que os cristãos que pregam tanto a diferença na realidade não são diferentes em nada, por isso é tão importante o testemunho para as pessoas tanto de dentro da igreja como as de fora, sem contar que
“fama” é algo que as pessoas fazem de você. Você mesmo não pode produzir a sua, a sua fama depende do que as pessoas lêem de você.
Engajado nesta idéia que eu quero compartilhar o título para essa mensagem que é: Os dois tipos de testemunhos em uma comunidade cristã.
Seria bom que fosse apenas um, mas já que há dois vamos começar pelo mau testemunho.
1. Mau Testemunho (v. 9,10)
Estava um cordeiro bebendo água na parte inferior de um rio; chegou um lobo, e cravando nele torvos olhos, disse-lhe com voz cheia de ameaça: "Quem te deu o atrevimento de turvar a água que pretendo beber? - Senhor, respondeu humilde o cordeiro, repare que a água desce para mim: assim não a posso turvar.
- Respondes, insolente! tornou o lobo arreganhando os dentes; já o ano passado falaste mal de mim.- Como o faria, se não tenho seis meses então ainda não tinha nascido. - Pois se não foste tu, foi o teu pai, teu irmão, algum dos teus e por ele pagarás. E atirando-se ao cordeiro, o foi devorando. A Moral da História é que devemos fugir do mal de forma que o evitemos.
Diótrefes era uma espécie de lobo no meio da igreja ele procurava o que era mal e assim o fazia o nosso dever para não sermos como ele é nos afastar e também de não compartilhar com o que as pessoas que tem essas práticas cometem
Infelizmente temos que ter esse mau exemplo na vida igreja pessoas às vezes com suas intenções corrompidas que tem em sua finalidade apenas a valorização do seu próprio ego em detrimento de suas vontades.
Geralmente pessoas assim quando se trata com elas sobre esses problemas elas não reconhecem que estão erradas, mas pelo contrário até afirmam que estão certas e que nada de errado acontecem com elas e chegam a afirmar que elas servem de exemplo para outras pessoas, pois são fervorosas na oração e que oram por muitos minutos, também dizem que são os mais espirituais, os melhores evangelistas, os melhores músicos, aproveitam-se exacerbadamente do seu poderio de liderança.
Diótrefes era uma dessas pessoas que tinha esse tipo de atitudes, pois voltando nossos olhos para o versículo nove fala que ele (Diótrefes) gosta de exercer a primazia entre as pessoas isto reflete suas atitudes que era de abusar de seu cargo de liderança entre a congregação para atacar a outros líderes e neste mesmo verso João escreve falando que Diótrefes “não nos dá acolhida” com relação a isso se equivale a expressão “escrevi alguma coisa à igreja” e tudo indica que João teria escrito anteriormente uma carta para a igreja, mas essa era de cunho oficial e abrangente, mas Diótrefes o irmão da primazia a destruiu.
João ouviu soube disso e deve ter ouvido sobre as coisas que esse “irmão” estava tendo na igreja e assim ele escreve no verso dez “se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica” isso era um aviso que assim que João estivesse na presença de Diótrefes iria relatar todas as obras que lhe foram ouvidas e assim teria uma típica “conversa de gabinete” ou seja, o cajado de João iria pesar sobre Diótrefes.
Quantos de nós não estamos na posição de Diótrefes? Quantos de nós conhecemos pessoas como essa?
Dióterefes pelo seu mau testemunho expulsou vários missionários itinerantes da igreja e recusou a recebê-los. Será que às vezes não estamos rejeitando as pessoas e não agindo mais com amor quando deixamos nosso ego falar mais alto em detrimento da “proteção” do nosso ministério?
O que eu vejo que quando acontece esse tipo de coisas dentro do meio de uma comunidade cristã está necessitando amor de Deus entre as pessoas envolvidas, mesmo embora todos sermos carentes do amor de Deus temos que ter em mente que não podemos passar por cima das pessoas, pois quando fazemos isso estamos passando por cima daquele que a criou, ou seja, de alguma forma estamos dizendo que Deus errou. Mas quando temos o amor de Deus fluente em nossas vidas mesmo que estamos certos as coisas funcionam de outra maneira em Provérbios 15.1 diz “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Uma ordenança do Novo Testamento está em Filipenses 2.3 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”.
Que possamos aplicar isso em nossas vidas procurando viver dentro dos padrões morais colocados para nós no Novo Testamento procurando ao máximo ser humildes
considerando os outros maiores que a si mesmo e caso que nossa ira queira se levantar que possamos ter a longaminidade e que não dependa de nós para a ira ser suscitada em outras pessoas.
O segundo exemplo que vamos falar é melhor, embora o outro mostre exatamente o que não devemos fazer, este exemplo mostra exatamente o que devemos fazer.

2. Bom testemunho (v. 2c – 6; 12)
Esse bom testemunho veio por parte de duas pessoas que se destacaram dentre as demais felizmente os bons exemplos superaram os maus exemplos pelo menos dos que são mostrados nessa epístola.
Uma jovem senhora deu à luz uma criança na calçada de uma movimentada esquina em Oklahoma, Estados Unidos. Uma multidão de curiosos transeuntes parou para observar, mas ninguém prestou auxílio. Depois de algum tempo, um turista sentiu pena e chamou um táxi, mas o motorista recusou-se a levar a mãe e o bebê ao hospital porque sujariam o veículo. O prestativo turista chamou a polícia. Esta informou que estava ocupada demais, com chamados mais urgentes.
A essa altura, Bob Cunningham, ex-deputado federal, passou ali por acaso e telefonou aos bombeiros para que enviassem uma ambulância. O pedido não foi atendido. Enquanto isso, Cunningham pediu que um espectador buscasse um cobertor no hotel do outro lado da rua, mas também foi em vão. Finalmente, Cunningham colocou a senhora e o bebê em seu próprio carro, levando-os para o hospital. Gaio era como Bob Cunningham ele não tratava com indiferença as pessoas pelo contrário ele as ajudava para que pudessem prosseguir em seu caminho, está estória reflete uma verdade da nossa sociedade.
Gaio segundos os comentaristas possuí um cargo de liderança na igreja talvez tenha sido até por causa disso que a epístola tenha sido direcionada para ele, mas também Gaio foi alvo dos comentários dos missionários itinerantes que passaram por essa igreja, mas diferentemente do outro irmão de Gaio eles falaram bem dele como podemos ver nos versos 3 e 4 “fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu
testemunho da tua verdade...ouvir que meus filhos andam na verdade”. Andar na verdade e dar bom testemunho era o que mais alegrava o apóstolo João e a referência a Gaio como filho mostra duas coisas: Gaio pode ter sido discipulado por João e por isso é um relacionamento de pai e filho espiritual e a segunda coisa é a proximidade e intimidade que os dois poderiam ter até mesmo pelo fato que João está elogiando a Gaio.
O bom testemunho apresentado é cuidar com igualdade os irmãos mesmo quando eles são estrangeiros e além do mais quando eles partem Gaio os encaminha de modo digno embora eu acredite que seja um suporte financeiro para a viagem dos mesmos eu também acredito que o fato de ele acolher dignamente esses irmãos e os animar a continuar na proclamação do evangelho eram as tarefas desempenhadas por ele.
O outro bom testemunho apresentando nessa epístola é o de Demétrio que também é bem conhecido pelos missionários e até mesmo pelo próprio João como podemos ver no verso 8 “todos dão testemunho...nós também damos testemunho... nosso testemunho é verdadeiro”.
Devido a esses exemplos entendo que o mais importante é olhar para as coisas boas e para os bons exemplos e segui-los não simplesmente para que falem de nós, mas para que possamos ter uma vida cristã normal exercendo aquilo que Jesus espera que exerçamos e também não para que as pessoas olhem para nós e falem bem, mas pelo contrário que possamos servir de exemplo para as pessoas se inspirarem a nos imitarem, pois somos imitadores de Cristo.
João fala no verso 11 que não devemos imitar ao mau, mas sim o bem, pois o que pratica o bem procede de Deus, ele faz aqui um paradoxo para contrastar que não vale a pensa seguir o mau, porquanto se quisermos passar a imagem de Deus em nossas vidas devemos praticar o bem.
A igreja brasileira hoje precisa de pessoas que procedam bem de acordo com os preceitos de Deus, pessoas que dêem bom testemunho a cerca do Evangelho. A Bíblia nos fala que o mundo está no maligno e aquele que pratica o mal jamais viu a Deus, com isso vejo a responsabilidade de sermos faróis para esse mundo tenebroso e mostrar a Cristo pelo nosso testemunho.
Conclusão (v.8)
Para concluir essa mensagem quero dizer para aplicarmos com veemência e dedicação as lições da vida de Gaio que nos serve de exemplo como vida cristã e proceder correto diante de Deus.
Devemos procurar nos manter longe de pessoas como Diótrefes, porém não devemos deixá-los sem a assistência pastoral, pois em determinado momento pode acontecer um arrependimento sincero, mas se caso isso não aconteça é nosso dever não permitir que pessoas assim causem grandes estragos em nossa comunidade cristã.
Além de falar como proceder sendo líderes isso também se diz em consideração a nossa vida cristã.
O verso 8 João trás uma interessante aplicação para Gaio que também serve para nós”para nos tornarmos cooperadores da verdade” é lógico que João está falando da hospitalidade, mas o que vem incluso na hospitalidade é o amor em hospedar aos missionários.
E que com essa reflexão possamos refletir mais em nossas vidas como cristãos a fim de nos esforçar para sermos melhores a cada dia.










BIBLIOGRAFIA
GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada,São Paulo, Editora Vida, 2000
STOTT, John R. W. I, II e III João – Introdução e Comentário,São Paulo, Vida Nova, 1991.
Biblia Sagrada Almeida Século 21.
RIENECKER, Fritz; ROGERS, Cleon. Chave Linguistíca do Novo Testamento Grego. São Paulo, Vida Nova, 2000.
FIBERG, Barbara; FRIBERG, Timothy. O Novo Testamento Analítico. São Paulo, Vida Nova, 2007.
COENEN, Lothar; BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vida Nova, 2000.
CARSON, D. A. Introdução ao Novo Testamento, São Paulo, Vida Nova, 1999.
HALE, Broadus David. Introdução ao Estudo do Novo Testamento, São Paulo, Hagnos, 2001.
TURNER, Dr. D. D. Introdução ao Novo Testamento, São Paulo, Imprensa Batista Regular.
Bíblia de Estudo Genebra.

Nenhum comentário: